O acúmulo de água das chuvas que tem sido registrado nos últimos dias em Araxá/MG derrubou dois muros e com a queda causou um deslizamento de terra na manhã dessa terça-feira (3), por volta das 7h30, em uma casa na Avenida Divino Alves Ferreira, no Bairro Padre Alaor.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local um muro de arrimo de aproximadamente quatro metros de altura e 16 metros de largura não suportou o acúmulo de água pluvial e se quebrou gerando um grande deslocamento de terra.
Um outro muro de alvenaria, também no mesmo local, caiu devido ao arrasto da terra. No terreno ainda foi registrado uma rachadura no solo acima do muro de contenção. A casa não chegou a ser atingida e ninguém se feriu. Ambos os muros ficaram destruídos.
Ainda de acordo com os militares, o local estava sem um sistema de drenagem próximo muro o que pode ter favorecido o acúmulo de água causando uma sobrecarga na estrutura. O responsável pelo acionamento dos bombeiros contou que o muro foi construído há cerca de 6 meses.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil orientam que muros de contenção devem ser projetados e construídos sob supervisão de Engenheiros legalmente habilitados afim de evitar danos e situações de risco, e que em caso de movimentação da estrutura, surgimento repentino de rachaduras, ruídos anormais ou outros sinais que sugerem situação de risco, que entrem em contato com o Bombeiro Militar através do telefone 193 e Defesa Civil através do 199.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.
*Ouça nossa rádio baixando o App para android clicando AQUI. Para ouvir pelo computador clique AQUI.